Professora Djamila Ribeiro participa de jantar beneficente em apoio à permanência estudantil na USP

A Professora Djamila Ribeiro participou, na última segunda-feira, 22 de setembro, da Noite Magna, jantar beneficente em prol do Fundo Patrimonial da Universidade de São Paulo (USP). Conselheira do Fundo, Djamila contribuiu diretamente para a arrecadação: além de adquirir uma mesa no evento, realizado no restaurante Terraço Itália, ela doou uma palestra que foi leiloada, ao lado de obras de artistas como Paulo Von Poser, Regina Silveira, Arnaldo Pappalardo e Cristiano Mascaro — todos com trajetória ligada à USP.
O evento teve como propósito fortalecer a sustentabilidade financeira da Universidade a longo prazo, reunindo patronos, gestores, docentes e apoiadores. Um quarteto de cordas da Orquestra Sinfônica da USP (Osusp) realizou a apresentação musical do jantar.
Para a filósofa brasileira, apoiar o Fundo Patrimonial significa investir na transformação social promovida pela universidade pública. “Acredito no poder transformador de destinar recursos para projetos que incentivam a pesquisa em diversas áreas”, escreveu Djamila em seu perfil nas redes sociais. Ela também destacou a relevância do USP Diversa, fundo específico vinculado ao Patrimonial, que oferece bolsas a estudantes em situação de vulnerabilidade social e econômica.
Todas as doações arrecadadas — incluindo o valor do leilão — foram destinadas integralmente ao Fundo. A Noite Magna mostra como a filantropia pode ser mobilizada para fortalecer o ensino superior público com responsabilidade, transparência e compromisso com a inclusão.
O evento reforçou, ainda, a atuação estratégica do Conselho de Administração do Fundo Patrimonial, que responde pela seleção de projetos e definição das diretrizes de investimento. O Fundo atua com base na Lei 13.800/19, considerada referência em governança patrimonial no país.
“Adiei minha viagem em alguns dias por um motivo especial. Agora é terminar de fazer as malas e seguir com a sensação de missão cumprida”, escreveu a filósofa no Instagram, em referência à sua ida para os Estados Unidos, onde assumirá o posto de professora do MIT (Massachusetts Institute of Technology) para lecionar no programa Dr. Martin Luther King Jr (MLK). Djamila é a primeira brasileira da história a ocupar o posto.
- Brenno Tardelli e Thulane Ribeiro
- Djamila ao lado do Prof. Dr. Moacir Miranda e de Brenno Tardelli
- Professora Djamila Ribeiro
- Thulane Ribeiro
- Thulane Ribeiro, Profª Dra. Rita Santos Guimarães e Djamila Ribeiro
Ver essa foto no Instagram
Artigos Relacionados

21 de setembro de 2025
Pina Ball: encontros, solidariedade e amor à arte nos 120 anos da Pinacoteca de SP

21 de dezembro de 2022
Djamila Ribeiro lança novo website

21 de dezembro de 2022
Djamila Ribeiro é capa da Forbes Life