Obra de Djamila Ribeiro é destaque no Clube do Livro de Dua Lipa
Descrito como “um espaço onde você encontra maneiras de ler o mundo de forma diferente”, o clube do livro Service95 é uma plataforma criada pela cantora, compositora e atriz britânica Dua Lipa.
Nascida e criada em Londres, e passando parte de sua adolescência em Pristina, Kosovo, Lipa ganhou popularidade no mundo em 2017, com o sucesso “New Rules”. Com inspirações em artistas como Madonna e Outkast, a multiartista foi revelada em 2015, com o sucesso “Be The One”.
E em novembro de 2025, “Where We Stand”, edição inglesa de “Lugar de Fala”, de Djamila Ribeiro, figura na seleta lista 6 Leituras Radicais que Mudarão a Maneira Como Você Pensa Sobre o Mundo (6 Radical Reads That Will Change The Way You Think About The World).
“A boa literatura pode fazer grandes coisas – como provam estes seis livros. Extrapolando fronteiras e diferentes causas, cada um expõe sistemas, transforma a cultura e dá linguagem à luta por justiça à sua própria maneira”, destaca o texto introdutório sobre as escolhas do mês, elaborada em colaboração com a livraria online Tertulia. A escritora e filósofa brasileira é apresentada como “a voz que popularizou o feminismo negro no Brasil”.
“A voz que popularizou o feminismo negro no Brasil”
A escritora e filósofa brasileira é apresentada na matéria do Service95 como “a voz que popularizou o feminismo negro no Brasil”. O texto de apresentação da obra ressalta o papel fundamental de Djamila em ampliar o debate sobre questões raciais e de gênero para além dos círculos acadêmicos.
“Há pouco tempo, as conversas sobre desigualdade racial e de gênero no Brasil estavam, em grande parte, restritas aos círculos acadêmicos ou ativistas. Ao denunciar o racismo e o sexismo cotidianos e sistêmicos que moldam a vida no país, a filósofa Djamila Ribeiro tornou-se um nome conhecido em todos os lares. Este livro icônico — parte manifesto, parte bússola moral — combina filosofia, política e reflexão pessoal para revelar o que significa lutar por justiça em uma sociedade construída sobre a desigualdade. Afiada, destemida e impossível de ignorar, sua voz desafia leitores a se posicionarem” – afirma a publicação.
Ao lado de gigantes
A lista destaca a obra de Djamila Ribeiro ao lado de outros cinco livros de autoras e autores de impacto global, como a ativista – inspiração para Djamila – Angela Y. Davis (Estarão as prisões obsoletas?), a ensaísta Rebecca Solnit (Os Homens Explicam Tudo para Mim), a escritora Maggie Nelson (Os Argonautas), a jornalista japonesa Shiori Ito (Black Box) e o romancista francês Édouard Louis (O Fim de Eddy).
Sobre o Service95
A plataforma Service95 foi inspirada pelo hábito de Dua Lipa de compartilhar listas com as pessoas ao seu redor. O site se organiza em editorias como “The Culture List”, “The Action List”, “The Travel List” e “The Reading List”, onde a obra de Djamila foi selecionada.
A seleção do Service95 reforça o alcance global da obra de Djamila Ribeiro e a urgência de suas pautas, conectando o debate sobre o feminismo negro no Brasil a leitores de todo o mundo.
Artigos Relacionados
31 de outubro de 2025
“Pai, estou aqui”: em um mês de MIT, Djamila Ribeiro reflete sobre legado antirracista e a força da memória
28 de outubro de 2025
Djamila Ribeiro assina texto de apresentação da mostra “O Poder de Minhas Mãos”, que celebra no Sesc Pompeia a Temporada França-Brasil 2025
22 de outubro de 2025
Djamila Ribeiro celebra um ano do lançamento de “Where We Stand”
