Thulane aprovada na Universidade de São Paulo
Hoje celebramos a aprovação de Thulane para o curso de Matemática na USP!
Assim que terminou o ensino médio, veio a pressão: “o que ela vai fazer?” “Precisa decidir logo”. Minha resposta era: ela tem tempo para escolher, só tem 17 anos, deixem a menina.
Inicialmente, ela pensou em tentar uma bolsa esporte para estudar em universidade nos Estados Unidos. Com o tempo, viu que não era o caminho. Foi trabalhar por um período, ganhou experiência, fez intercâmbio na Escócia e, ao voltar, decidiu: “mãe, quero estudar Matemática Aplicada na USP”.
Prestou a Fuvest em 2024 e não passou. Foi bem no Enem, mas me pediu: “mãe, quero muito estudar na USP, me dê mais um ano, por favor”. E foi dado. Ela saía de casa às 5h da manhã e só voltava às 20h. Estudou, se dedicou, enfrentou os medos. Aprendeu a ter disciplina, a aprender com os erros. A lidar com a estranheza das pessoas ao descobrirem que ela queria exatas. A ter na ponta da língua a resposta, quando ousavam nos comparar: “voce sabia que os filósofos pré socráticos também eram matemáticos?”
Thulane é a primeira da nossa linhagem a poder escolher. Suas avós e bisavós passaram a vida, como diziam, “limpando a casa dos brancos”. E elas sonhavam e lutaram para que o destino de suas descendentes fosse diferente.
Thulane também é a primeira a entrar na faculdade bem jovem. Eu me graduei aos 32 anos, a sobrevivência batia à minha porta antes de eu poder sonhar com a faculdade. E, a partir da educação pública a que tive acesso, as portas se abriram para que ela hoje orgulhasse toda uma linhagem e pudesse acessar o direito da universidade pública de qualidade.
Os caminhos que se desenham, as lutas que dão resultado, as lágrimas das mais velhas que se tornaram mar. O tempo que precisamos respeitar para que nossas filhas possam desabrochar no tempo delas. O poder da educação que liberta e rompe muros.
Parabéns, minha filha! Suas ancestrais te saúdam! Hoje estamos em festa!
Djamila Ribeiro
Artigos Relacionados
16 de janeiro de 2026
Expansão digital: Djamila Ribeiro estreia perfil no LinkedIn e amplia diálogo profissional
10 de janeiro de 2026
“Mãe Ana foi uma mulher que abriu muitos caminhos”: Djamila Ribeiro homenageia a Ialorixá Mãe Ana de Ogum
6 de janeiro de 2026
Djamila Ribeiro lança seu canal no YouTube
