A partir de setembro, Djamila Ribeiro dará aula na New York University
A partir de setembro deste ano, Djamila Ribeiro irá lecionar na New York University. O convite foi feito no ano passado. No Instagram, a filósofa brasileira falou mais sobre a novidade.
“Fui convidada pela universidade para assumir a Andrés Bello Chair in Latin American Cultures and Civilizations no outono de 2024! A partir de setembro venho lecionar aqui, inicialmente por um semestre. Com tudo o que uma professora aqui tem direito: moradia, salário digno, sala, tempo para estudar. ‘Lugar de fala’ já estará publicado em inglês e será uma grande alegria lecionar com um trabalho já editado em inglês”.
Em seu perfil na rede social, Djamila relembrou, emocionada, sua trajetória.
“Eu concluí minha graduação aos 32 anos, defendi a dissertação aos 35, publiquei o primeiro livro aos 37, falei na Assembleia Geral da ONU aos 42, iniciei o processo para tirar a habilitação aos 43 e, em setembro de 2024, aos 44 anos, serei professora da NYU. Nunca morei fora do país, um dos sonhos do meu pai era pagar um curso de intercâmbio, o que nunca foi possível pra nós. Porém, ele colocou a mim e meus irmãos para aprender inglês, visionário que era. Foi com esse inglês que cheguei até aqui. Eu tinha 30 anos quando fiz a minha primeira viagem internacional. É clichê, mas realmente passa um filme na cabeça e eu faço esse post profundamente emocionada. Já cantou Djavan, só eu sei os desertos que atravessei“.
Ela também expressou gratidão por todo o apoio recebido.
“Agradeço aos Orixás por tudo, por abrirem os caminhos e pela proteção, a minha família pelo apoio incondicional, minhas amigas por sempre segurarem a minha mão. Agradeço a todas as pessoas que me apoiaram nessa caminhada. E também agradeço a mim por não ter desistido, parafraseando Mario Quintana, por ter sido passarinho quando tentaram atravancar meus caminhos”.
Djamila finalizou o post citando o grande Milton Nascimento e o Clube da Esquina: “Sonhos não envelhecem”.
Aula Magna
Em novembro do ano passado, Djamila fez a aula inaugural do “Christopher Mitchell Distinguished Lectures Series”, que teve grande sucesso de público, com lista de espera.
Andrés Bello Chair In Latin American Cultures And Civilizations
Inaugurada oficialmente em dezembro de 2001, a cátedra homenageia uma das maiores figuras políticas e intelectuais das Américas, o humanista, poeta, estudioso, diplomata e intelectual, nascido na Venezuela, Andrés Bello (1781-1865).
Andrés Bello também é lembrado como o fundador da Universidade do Chile e promulgador do Código Civil do Chile. A Cátedra permite que o Centro Rei Juan Carlos I da Espanha, da New York University, conte com os principais estudiosos da cultura latino-americana como professores visitantes e pesquisadores, e apoie conferências e palestras relacionadas ao tema. Além de ser uma importante fonte de estudas na academia, a Cátedra Andrés Bello reflete o compromisso da NYU em promover a pesquisa e o ensino interdisciplinares sobre as culturas e civilizações contemporâneas da América Latina.
Artigos Relacionados
21 de dezembro de 2022
Djamila Ribeiro lança novo website
21 de dezembro de 2022
Djamila Ribeiro é capa da Forbes Life
24 de fevereiro de 2023
Djamila Ribeiro é destaque da Mangueira no Carnaval 2023