Djamila Ribeiro coordenará coleção sobre feminismos decoloniais
Esta semana, Djamila Ribeiro confirmou que estará à frente da coordenação de uma nova coleção de obras sobre feminismos.
“Muito feliz em anunciar a nova parceria com o grupo Record, através da editora Rosa dos Tempos: a Coleção Feminismos do Sul Global”, destacou a filósofa brasileira, em seu perfil no Instagram.
O Objetivo, segundo Djamila, é estabelecer o importante e necessário diálogo entre feministas dos mais diversos países que enfrentam, ao longo dos séculos, as consequências do colonialismo.
“Há muitas iniciativas de troca nesse sentido e me alegra poder contribuir com a difusão do pensamento de autoras no Brasil”, escreveu.
Djamila escreverá o primeiro livro, que levará o nome da Coleção. O segundo título, ‘Feminismo Dalit’, reunirá publicações de autoras da Índia que questionam o sistema de castas daquele país.
Desde 2017, Djamila vem ressignificando a rota do mercado editorial, com a publicação, em países como França e Itália, de autoras brasileiras negras de diferentes lugares e perspectivas. Também participou da publicação de autoras colombianas, como Velia Vidal, e vem, pelo Espaço Feminismos Plurais, promovendo lançamentos de escritoras de editoras independentes.
A filósofa também comemorou a parceria com a editora Livia Vianna, da Record.
“Poderei concretizar um sonho antigo, em uma editora de grande porte e em um Selo que originalmente publica mulheres”, destacou,
As fotos que ilustram o post de Djamila no Instagram mostram que as articulações da filósofa com autoras do sul global começaram faz tempo. Nas imagens, registros marcantes, como a participação da filósofa, em 2018, no programa Angela Davis para professores convidados, na Goethe University, em Frankfurt.
“Na ocasião, dei uma aula sobre Feminismos do Sul Global para as estudantes dessa universidade. Já seria um prenúncio?”, comentou.
Djamila também postou foto da aula magna que ministrou no já consolidado Colóquio do Sul Global, na Universidade Autônoma do México, quando lançou a edição em espanhol de Lugar de Fala, publicado por conta da parceria entre a editora Tumbalacasa e a renomada universidade mexicana.
“Nessas minhas andanças pelo mundo, conheci muitas feministas de diversos países africanos, América Latina, Ásia. Fico feliz por poder contribuir na amplificação de algumas dessas vozes. Minha gratidão à querida Livia Vianna pela oportunidade e parceria. Vamos juntas seguir escrevendo e publicando as nossas histórias!”, finalizou.
Os livros inaugurais da Coleção devem sair ainda em 2024!
Artigos Relacionados
12 de agosto de 2024
Djamila Ribeiro celebra seus 44 anos
21 de dezembro de 2022
Djamila Ribeiro lança novo website
21 de dezembro de 2022
Djamila Ribeiro é capa da Forbes Life