Djamila Ribeiro

Djamila Ribeiro participa de eventos literários em Teresina e Ribeirão Preto

Redação

27 de agosto de 2023

Agosto está movimentado! Este mês, Djamila Ribeiro participou do Salão do Livro do Piauí, SALiPi, em Terezina, e da Feira Internacional do Livro de Ribeirão Preto.

Na capital piauiense, a filósofa brasileira apresentou ao público, no dia 13, seu livro “Cartas para minha avó”, e palestrou sobre os caminhos para a construção de uma sociedade mais justa e inclusiva à luz da luta feminista e antirracista. Esta foi a segunda participação de Djamila no evento. A primeira foi em 2019. Nas palavras da filósofa, o SALiPi é “um dos mais aguardados eventos literários do ano”.

“Foi nesse lugar tão querido que comecei uma nova apresentação, focada exclusivamente no livro ‘Cartas para minha avó’. Li algumas cartas e refleti a partir de episódios da minha infância. Ao final, deixei minhas flores a Janaína Bezerra, estudante da UFPI, que nos deixou de modo tão brutal. O julgamento está chegando e estamos atentas”, escreveu Djamila em seu perfil do Instagram, relembrando o caso da estudante de jornalismo de 22 anos, Janaína Bezerra, estuprada e morta em uma sala de mestrado da Universidade Federal do Piauí, no dia 28 de janeiro deste ano.

 

A Feira Internacional do Livro de Ribeirão Preto também recebeu o lançamento de “Cartas para minha avó”, no dia 16 de agosto. E no dia 17, foi a vez de Djamila prestigiar a estreia da turnê da escritora afrocolombiana Velia Vidal, que está lançando no Brasil “Águas de estuário”, pelo selo Sueli Carneiro, da editora Jandaíra. Além de coordenadora do selo, Djamila assina a apresentação da edição brasileira da obra de Vidal.

“Estou adorando fazer a leitura dessas cartas e compartilhar alguns casos da minha infância e adolescência para refletir o presente. Foi para um auditório intimista na Biblioteca Sinhá Junqueira (será que precisamos rever esse nome? rs), com transmissão ao vivo para o quintal da biblioteca. Foi lindo, agradeço a todas as pessoas que compareceram”, registrou Djamila em seu Instagram.

 

 

A filósofa também destacou a passagem de Velia Vidal pelo Brasil:

“Vidal é a primeira afro-latina traduzida no Selo Editorial que coordeno, e com seu livro “Águas de Estuário” faz as pontes entre Brasil e Colômbia, países com tantas semelhanças, para refletir sobre os desafios para a melhoria de vida da população negra”.

Artigos Relacionados


21 de agosto de 2023

Gracias, Argentina! Hasta pronto!


21 de dezembro de 2022

Djamila Ribeiro lança novo website


21 de dezembro de 2022

Djamila Ribeiro é capa da Forbes Life