Djamila Ribeiro

Antirracismo, moda e carreira: Djamila Ribeiro fala à revista Marie Claire

Redação

17 de dezembro de 2024

Djamila Ribeiro é a capa da Revista Marie Claire na edição dezembro-janeiro. Em entrevista exclusiva à publicação, a filósofa brasileira fala dos avanços e retrocessos da pauta antirracista, diante da ascensão do conservadorismo, e reforça a urgência de um debate decolonial.

Em publicação no Instagram, o perfil de Marie Claire ressalta também o documentário autobiográfico de Djamila Ribeiro, atualmente em fase de produção.

“Ela ainda celebra o poder da sua imagem fashionista e reflete o quanto estar confortável com a moda muda a percepção do mundo sobre as mulheres da academia”, destaca o post.

A publicação da editora Globo ressalta a trajetória de Djamila “como uma das principais intelectuais contemporâneas do país através de marcos que ultrapassam fronteiras brasileiras”, lembrando a recente experiência da filósofa e ativista como professora convidada da Universidade de Nova York.

“Ela acabou aceitando o da Universidade de Nova York, a NYU, onde tem lecionado sobre o pensamento crítico latino-americano e feminismos do Sul global, principalmente através de escritoras brasileiras”, ressalta.

Nos Estados Unidos há uma tradição de estudos da teoria racial crítica, mas é uma academia absolutamente autocentrada. Esse é meu desafio. Acho importante chegar aqui e trazer o desconforto. Venho de uma tradição em que não tenho que ficar abaixando a cabeça, se essas pessoas não nos conhecem, está na hora de conhecerem e de nos lerem também, diz Djamila, em trecho da entrevista destacado por Marie Claire.

A entrevista completa também pode ser lida no site de Marie Claire.

 

Ver essa foto no Instagram

 

Uma publicação compartilhada por Marie Claire Brasil (@marieclairebr)

Artigos Relacionados


12 de dezembro de 2024

Djamila Ribeiro finaliza período como professora convidada da NYU


21 de dezembro de 2022

Djamila Ribeiro lança novo website


21 de dezembro de 2022

Djamila Ribeiro é capa da Forbes Life